segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Nova versão para a idade da Esfinge

Os egípcios deixaram vários mistérios que continuam nos desafiando, entre eles os mais famosos, as pirâmides e a esfinge. Nesta matéria vamos falar de uma nova teoria para a construção da esfinge.


Estamos acostumados a pensar que os egípcios construiram a Esfinge no mesmo período que as pirâmides, mas talvez a história seja um pouco diferente.


Ninguém consegue datar a idade da Esfinge, mas agora existe uma teoria radical que diz que a imagem meio-homem, meio-leão, não foi nem sequer iniciada pelos egípcios. Mas quem a fez?


A 500 quilômetros ao sul da Esfinge, o deserto está repleto de monumentos naturais, que podem fornecer algumas pistas. Estes monumentos foram formados pelo vento, que leva as areias do deserto por quilômetros. Cada grão de areia é como um mini míssil. Um único grão de areia não faz muito estrago, mas vários grãos ao longo de milhares de anos são capazes de esculpir estes magníficos monumentos naturais. O mais interessante é que quando o vento sopra em uma direção somente, rochas distintas se formam, rochas que lembram uma esfinge!
Poderia então haver na planície de Gizé um enorme bloco de rocha que a 50.000 anos começou a ser esculpido. Os egípcios encontraram este enorme bloco de rocha e podem ter se sentido impelidos a dar uma nome e uma função a esta enorme rocha: guardar as pirâmides que foram construídas atrás dela. Acrescentaram um maravilhoso trabalho de pintura e a incluíram em seus cultos. E foi assim por centenas e centenas de anos.


Mas os anos de glória acabaram e o vento é um escultor que não sabe quando parar e até hoje continua a erodir a grande esfinge. Os pedreiros modernos de Gizé trabalham o ano todo na recuperação e manutenção da Esfinge, mas é uma luta em vão, pois são impotentes contra a natureza.


Fonte: http://www.sobrenatural.org/materia/detalhar/4980/nova_teoria_para_a_esfinge


Um comentário:

  1. É realmente há muito mistério sobre isso, mas será que algum dia o ser humano conseguirá desvendar tantos segredos que há entre o céu e a terra?

    ResponderExcluir